@
cts_games
Blog do CTS Game Studies

Desconstruindo a violência nos Games

Recentemente, estudos têm indicado reiteradamente o importante papel do jogo eletrônico como ferramenta de aprendizado. Além disso, a nova mídia ganha cada vez mais espaço na sociedade da informação como legítima manifestação cultural e artística, sendo reconhecida tanto pela sociedade quanto pelo governo. É, ainda, o jogo eletrônico poderoso setor da economia e área de estudo em crescimento.

A gradual adaptação do videogame como mídia avança, porém ainda há barreiras a serem transpostas, especialmente a infundada afirmação de que os jogos fomentam violência. Quanto a isto, recente estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Gothenburg, Suécia, contradiz a ideia de que jogos eletrônicos – especificamente os de temática mais violenta – contribuem para o comportamento agressivo. O estudo aponta no artigo intitulado “How gamers manage aggression: Situating skills in collaborative computer games” (Ulrika Bennerstedt, Jonas Ivarsson e Jonas Linderoth) que, na verdade, esses jogos fazem a imersão do jogador em contextos que lhe exigem capacidade de colaboração e pensamento estratégico e coordenado. A violência seria mero elemento temático e aceitar a possibilidade de transferência do comportamento agressivo no jogo para situações não ficcionais seria um erro.

O jogo eletrônico tem diversos benefícios que são confirmados a cada passo de sua consolidação como mídia. A violência é um elemento narrativo – presente, aliás, em qualquer outra forma de manifestação –, porém o potencial educativo e comunicativo do jogo não se concentra nesse aspecto. Como controle do acesso ao conteúdo violento, ao jogo eletrônico aplica-se o mesmo mecanismo das outras mídias: a classificação indicativa, que no Brasil é determinada pelo Ministério da Justiça. O jogo eletrônico é mídia legítima e seu potencial de comunicação, manifestação artístico-cultural e desenvolvimento intelectual não deve ser atravancado por impedimentos infundados.

About these ads

Sobre Walter Britto

Law student @FGV_DIREITORIO

Discussão

2 comentários sobre “Desconstruindo a violência nos Games

  1. Eu realmente queria ler o texto mas a quantidade de erros de português e a tentativa de fazê-lo rebuscado me venceram. Desisto.

    Publicado por fmachad0 | maio 7, 2012, 2:22 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

CTS Game Studies

CTS FGV

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: